Tutorial CNH Digital

Voltar para a página inicial

CNH Digital

Conceitos Gerais

Introdução

A CNH Digital é uma representação digital (eletrônica) da Carteira Nacional de Habilitação - CNH, com a mesma validade do documento em papel. Com a versão digital, a CNH tornou-se o primeiro documento brasileiro de identificação civil com representação múltipla (impressa e digital).

A CNH, como documento de identificação, pode ser verificada sem acesso à internet, usando o aplicativo Lince. A verificação, por meio de qualquer outro aplicativo que não tenha sido desenvolvido pelo Serpro ou encomendado pelo Denatran, não garante a integridade dos dados contidos na CNH. Caso os dados lidos pelo QR Code sejam diferentes das informações exibidas na CNH (digital ou impressa), trata-se de uma possível falsificação.

A cópia impressa da CNH Digital, mesmo com a assinatura digital do Detran, tem apenas o valor de cópia autenticada e, portanto, não substitui a CNH impressa como documento de habilitação para condução de veículos. Apenas o aplicativo CNH Digital desenvolvido pelo Serpro pode substituir a carteira de habilitação impressa.

Se o órgão ou entidade de fiscalização do Sistema Nacional de Trânsito registrar a retenção da CNH impressa na base nacional (Registro Nacional de Condutores Habilitados - Renach), a versão digital será automaticamente bloqueada.

Assista ao vídeo, a seguir, e saiba mais sobre a CNH Digital.

Vídeo QR Code

Você pode alterar os textos clicando sobre eles, trocar a imagem ou acrescentar e excluir etapas.
Comece a editar.
(Etapa 1 de 1)
FIM da demonstração
voltarúltima etapa
reverdesde o início
voltar parapágina inicial
fechardemonstração
próximademonstração